top of page
Logo azul.png

Tema

A ação da Psicologia do Esporte das comunidades periféricas

Rafael Ramos

Rafael Ramos é natural de Salvador/BA, criado em Caetité/BA e Taperoá/BA. Ele é formado em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência- UniFTC (2006-2011), possui pós-graduação em Terapia Analítico Comportamental pela Universidade Jorge Amado (2011-2013), e é Especialista em Psicologia do Esporte  pelo Conselho Federal de Psicologia. Rafael Ramos está no Esporte Cuble Bahia desde 2014.
Atuou anteriormente como psicólogo nas Seleções Baianas de Basquete Sub15 (masculino e feminino). Ele também realiza trabalhos clínicos com atletas de natação e MMA.

Rafael-Ramos.png

1° PERGUNTA: 
Rafael, eu vou começar te perguntando a respeito do comportamento dos jogadores com o qual trabalha. O comportamento operante traz a ideia de que um reforço tende a controlar a forma como um indivíduo age. Conforme ele é reforçado, ele tende a repetir tal comportamento para que continue recebendo tal “prêmio “.  Isso acontece no time? Por exemplo, ao jogarem em competições, você consegue perceber se ao ganharem, eles buscam repetir o mesmo esquema do jogo o qual foram campeões, para continuarem ganhando? Isso serve como motivação?

Resposta
00:00 / 05:57

2° pergunta: O teórico Gabriel Tarde, defende na sua obra As Leis da Imitação que as pessoas com status inferior costumam imitar as de status superior. No caso de jovens jogadores de futebol, tem sempre aquele jogador preferido, como Neymar, Messi, Marta, Gabigol, entre muitos outros. Nos times sub 15 e sub 17 do Bahia, você consegue enxergar meninos imitando as personalidades, como a jogabilidade e atitudes, destes jogadores de alto escalão? Este mecanismo rende bons frutos ou os leva à uniformidade?

Resposta
00:00 / 02:11

3° pergunta: A ótica da Psicologia Social afirma que um grupo é uma unidade social formada por duas ou mais pessoas, e pra que ele exista é necessário que haja alguns atributos fundamentais, o FION, como é conhecido: Filiação, Interação, Objetivos e Normas. Isso realmente existe dentro do time? E se existem, esses atributos ajudam de fato a manter a coesão?

Resposta
00:00 / 02:39

5° pergunta: Como funciona o controle de estímulos e os condicionamentos dentro do campo de futebol? Quais técnicas você costuma usar para obter o resultado almejado?

Resposta
00:00 / 03:36

4° pergunta: Bom, a respeito da coesão social e da coesão de tarefas, sabemos que um grupo tem coesão social quando os integrantes permanecem nele por admirarem uns aos outros e desejam interagir, o oposto de coesão de tarefas, que acontece quando os integrantes permanecem no grupo principalmente porque estão muito envolvidos na atividade em grupos. Quando o esporte entra nas periferias, é feito uma espécie de recrutamento, entre esses jovens que são recrutados, há jovens que se conhecem, outros que acabam sendo estranhos, ou até que se conhecem ao começarem a trabalhar juntos. Rafael, você acha que o fato de se admirarem e terem uma certa amizade entre si, ajudam na realização dos objetivos? Como isso acontece no funcionamento de um time?

Resposta
00:00 / 03:13
bottom of page